Regras do Jogo

Regras do Jogo

12/10/2018 Regras 0

 

Participantes:
1 mediador (professor)
Equipe: 5 ou 6 jogadores (pode definir)
Total de Equipes: 10

Definir o tema da curadoria (pode utilizar apenas um único tema para todas as rodadas ou um tema diferente para cada rodada)

Definir o tempo para cada etapa a depender do nível de dificuldade. Ver sugestão de tempo.

Tipos de cartas:
Nível 0 – para busca de conteúdos, podendo ser dado o tema e o grupo que achar o número (pode definir) de conteúdos relacionados ao tema mais rápido, ganha a pontuação. Outra sugestão é dá dicas de um determinado conteúdo para ver qual equipe encontra o mesmo conteúdo (ex. um material em PDF para ver quem acha o material disponível primeiro).
Nível 1 – para curadorias simples (conceito, exemplos etc) – com até 4 tipos de conteúdos e 4 conteúdos curados
Nível 2 – para curadorias que podem possuir mais materiais – com até 4 tipos de conteúdos e 7 conteúdos curados
Nível 3 – para curadorias mais completas sobre a temática – com mais de 6 tipos de conteúdos e 10 conteúdos curados

Pontuação dos elementos:
Cada elemento curado – 10 pontos
Cada elemento compartilhado – 20 pontos (se aceito) para o grupo que compartilhou e 10 pontos (para o grupo que aceitou)

Vamos ao jogo:

1 – Cada equipe ganha seu localizador (peça Hexágono com número da equipe)

2 – Cada equipe escolhe uma carta e deixa ela virada para baixo sem verificar o seu conteúdo, dentre o tipo de nível definido pelo mediador (Nível 1, 2 ou 3).

3 – Cada equipe lança os dados e a equipe que tiver a maior pontuação (caso ocorra empate, as equipes que empataram jogam novamente até restar uma ganhadora) pode ver a sua carta e optar em trocá-la com outra equipe, sem ver a carta da outra equipe. Após todas as equipes visualizam as suas cartas, caso uma equipe ache necessário poderá pegar mais uma carta (carta apenas com elementos) do monte de cartas. Assim ficará com mais elementos para curar podendo obter mais pontos. Os elementos extras só podem ser curados após todos elementos da carta do nível já estarem curados. Se não curar os elementos da carta elementos extra perderá 10 pontos para cada elemento que estiver na carta elementos extras.

4 – Inicia a competição, momento em que as equipes devem realizar a curadoria dos tipos e quantidade de conteúdos que consta em sua carta.

5 – Ao definir os materiais curados, a equipe avisa ao mediador, pegará os elementos curados de suas cartas e colocará próximo ao seu localizador.

Elemento Compartilhado
Após o fim do tempo o mediador pergunta se alguém deseja compartilhar elemento.

6 – A equipe poderá utilizar o “elemento compartilhado”, que é um dos seus elementos curados com outras equipes, conforme orientação da carta que possui, mas poderá fornecer apenas um elemento compartilhado para uma equipe concorrente. Ao enviar o elemento compartilhado a equipe deverá informar se aceita ou não o referido elemento. Deverá solicitar ao mediador para realizar o compartilhamento, Se a equipe aceitar o elemento compartilhado, quem compartilhou acumula mais 20 pontos e a equipe que aceitou recebe os 10 pontos do elemento. A equipe que compartilhou o elemento ainda continua com o elemento e com a sua pontuação anterior 10 pontos, ou seja este elemento irá juntar até 30 pontos (10 do elemento + 20 do compartilhamento)
Todos os elementos compartilhados devem ser avisados ao mediador para mediar o processo.

Auditoria da Curadoria
7 – Ao final do tempo as equipes irão auditar a curadoria das outras equipes. O mediador deverá sortear (através do lançamento de dados) para que as equipes possam saber qual equipe irá auditar. O mediador definirá o tempo da auditoria. (tempo sugerido 5 minutos)

8 – O processo de auditoria, consiste em identificar falhas na curadoria dos elementos pela equipe auditada.
Critérios da auditoria:
– verificar se o elemento curado está dentro da temática da rodada;
– verificar se o elemento condiz com o solicitado pela carta do grupo;
– verificar se foi identificado o título, link, autor;
– verificar se o elemento foi contextualizado e se a contextualização representa o elemento curado;
– os elementos compartilhado também devem ser auditados, caso não atenda aos requisitos da curadoria, apenas o grupo que recebeu o elemento é penalizado, pois aceitou o elemento compartilhado.

Elemento com falhas
9 – Cada elemento que contém falha, será descontado da equipe os 10 pontos do elemento e o elemento será retirado da equipe. E a equipe que auditou encontrando a falha do elemento recebe os 10 pontos de auditoria. (pegar o elemento da equipe e colocar o elemento auditoria sobre)
Se a equipe auditar um elemento como falha, a equipe dona do elemento poderá utilizar o “elemento contestador”, onde deverá argumentar o motivo pelo qual contesta a auditoria realizada. O mediador irá verificar a contestação, se ela proceder a equipe permanece com o seu elemento e os 10 pontos do elemento. A equipe auditora, perderá 10 pontos e estes pontos passará para a equipe que contestou.
Se a contestação não for procedente, a equipe além de perder o elemento e os 10 pontos dele, perderá mais 10 pontos pela contestação improcedente.
A quantidade de contestação será de acordo com a quantidade de elementos auditados e que necessimtam serem contestados.
Os “elementos compartilhados” deverão ser auditados, ao serem aceitos passam a ser elemento da equipe podendo sofrer as penalidades de pontos. A equipe que cedeu o elemento compartilhado não é punida no caso da auditoria da equipe que recebeu o elemento compartilhado.

10 – Após o tempo de auditoria o mediador irá solicitar para cada equipe apresentar a auditoria, uma por vez, no tempo de 1 minutos. Após este tempo a equipe auditada terá 1 minutos para utilizar ou não o “elemento de contestação”, conforme descrito no item 9.

11 – Após todas as equipes auditarem, será contabilizado a pontuação e ganhará a rodada a equipe que possuir a maior pontuação.

Tempo de execução (sugestão)

Nível 0
– 5 ou 10 minutos para buscar o conteúdo definido pelo mediador.

Nível 1
– 20 minutos para realizar a curadoria dos elementos de conteúdos da carta de nível 1;
– 5 minutos para decidir e realizar o compartilhamento;
– 10 minutos para realizar a Auditoria;
– 1 minutos para apresentar a Auditoria;
– 3 minutos para decidir se irá contestar a auditoria realizada;
– 1 minutos para realizar a contestação.
Total = 40 minutos

Nível 2
– 30 minutos para realizar a curadoria dos elementos de conteúdos da carta de nível 2;
– 5 minutos para decidir e realizar o compartilhamento;
– 10 minutos para realizar a Auditoria;
– 1 minutos para apresentar a Auditoria;
– 3 minutos para decidir se irá contestar a auditoria realizada;
– 1 minutos para realizar a contestação.
Total = 50 minutos

Nível 3
– 40 minutos para realizar a curadoria dos elementos de conteúdos da carta de nível 3;
– 5 minutos para decidir e realizar o compartilhamento;
– 10 minutos para realizar a Auditoria;
– 1 minutos para apresentar a Auditoria;
– 3 minutos para decidir se irá contestar a auditoria realizada;
– 1 minutos para realizar a contestação.
Total = 60 minutos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *